segunda-feira, 26 de março de 2012

Os Bons Ladrões

(A proposta de produção a seguir é a continuação do texto “Os Bons Ladrões” de autoria de Paulo Mendes Campos).

Morando sozinha e indo à cidade em um dia de festa, uma senhora de Ipanema teve a sua bolsa roubada, com todas as suas jóias dentro. No dia seguinte, desesperançada de qualquer eficiência policial, recebeu um telefonema:
__É a senhora de quem roubaram a bolsa ontem?
__Sim.
__Aqui é o ladrão, minha senhora.
__Como assim é o ladrão?! Você rouba a minha bolsa e depois me liga!
__Me desculpe, mas eu fiquei com pena da senhora, achei o seu número na bolsa e liguei para avisar que quero devolvê-la.
__Que tipo de ladrão sente pena de fazer roubos?
__É que eu sou muito pobre e não tenho mulher; ela me largou e me deixou com três filhos, e eu não tenho dinheiro para alimentá-los. Então roubei a sua bolsa para vender as suas coisas e comprar comida e ver se acho uma casa para morar, mas depois percebi que isso era errado.
__Você é morador de rua?
__Sim, eu e meus filhos moramos na calçada em frente ao mercado “Preço bom”.
__Ah! Então posso ir pegar a minha bolsa hoje?
__Claro, pode vir. Vou estar em casa, quero dizer, na frente do mercado.
Então a senhora almoçou, tomou um banho e foi lá pegar a sua bolsa.
Chegando lá, procurou o ladrão e o achou. Pediu sua bolsa e ele lhe deu. Ela ficou comovida ao vê-los morando lá.
__Nossa, coitados de vocês! Não tem nenhum colchão para dormir... Olhe, vou te dar um presente, vou te comprar uma casa nova, muitas roupas e muita comida.
Já que a senhora era muito rica, podia dar esse dinheiro com muita tranquilidade.
__Nossa, muito obrigado, muito obrigado mesmo, eu nem sei como agradecer - disse o ladrão.
__Já sei uma maneira!
__Como?
__Me prometa que nunca mais vai roubar nada.
__Eu prometo.
Então assim ela deu a casa e tudo o que prometeu ao ladrão e ocorreu uma certa paixão entre os dois. Logo eles se casaram e tiveram um filho. Agora eles têm quatro filhos, e assim eles tiveram uma vida ótima, todos juntos.



Graciano Antonio Santi
8º ano A

3 comentários: